Depois de procurar bastante na internet e após o momento de pandemia, o plugin de integração do OBS STUDIO com os softwares de comunicação Google Meet, Zoom, etc, está bem mais fácil de instalar e funcionando muito bem.
Vou reproduzir trechos de tutoriais que achei na net para ajudar o pessoal que esta interessado em usar esse tipo de tecnologia, em especial nesse momento de aulas remotas.
Atualmente, uso a distro Ubuntu e este tutorial foi feito e testado na versão 20.04 LTS.
1 – Pré-requisitos:
Algumas coisas vc precisa ter instalado e rodando corretamente, como o PulseAudio (provavelmente a configuração funciona diretamente com o Alsa) e o Jackd e obviamente o OBS Studio.
2 – Instale o v4l2loopback
Depois vc tem que instalar o módulo de kernel v4l2loopback.
Esse módulo está disponível nos pacotes da distribuição e podem ser instalados digitando o seguinte comando no terminal.
sudo apt-get install v4l2loopback-dkms
3 – Vc precisará instalar o libobs-dev
Use o comando abaixo para instalar o libobs-dev que é necessário para tudo funcionar no Ubuntu.
sudo apt-get install libobs-dev
4 – Instale o Plugin do OBS
Vc precisará do plugin do OBS. Baixe-o no link abaixo. Há na página do GitHub (coluna direita na seção RELEASES) releases pré-compilados para ubuntu em .deb. Depois de baixar o pacote .deb vá até a pasta e instale o pacote digitando:
sudo dpkg -i obs-v4l2sink.deb
5 – Depois vc precisa criar a câmera virtual nos seus devices.
Use o comando:
sudo modprobe v4l2loopback video_nr=10 card_label="OBS Video Source" exclusive_caps=1
Esse comando irá criar uma video device de número 10 em seu /dev/. Use o número que vc quiser para não confundir com suas câmeras físicas. A String no opção card_label será o device que vc vai selecionar como origem do vídeo nas configurações do Google Meet, Zoom ou Jitsi.
a opção exclusive_caps=1 parece ser necessária para algumas versões do Chrome e coloca esse device em modo de somente captura e não começa a capturar nada até vc acionar a transmissão no OBS Studio.
A criação desse loopback de vídeo se manterá até vc reiniciar a máquina. Para manter essa configuração vc pode torna-la permanente com os seguintes passos:
a) Edite o arquivo modules.conf que fica na pasta /etc/modules-load.d (vc precisará usar a permissão de administrador com sudo) e inclua a linha abaixo no final do arquivo:
v4l2loopback
b) Depois crie um arquivo chamado v4l2loopback.conf dentro da pasta /etc/modprobe.d/ e coloque a linha abaixo nesse arquivo: (tb será necessário fazer esse processo como adminstrador)
options v4l2loopback video_nr=10 card_label="OBS Video Source" exclusive_caps=1
Nessa linha vc fará as mesmas configurações conforme explicamos acima.
6 – Copie o plugin para a pasta necessária
Vc precisará copiar o plugin para a pasta do OBS Studio. O plugin v4l2sink.so foi instalado na pasta /usr/lib/obs-plugins/ e no Ubuntu precisa estár na pasta /usr/lib/x86_64-linux-gnu/obs-plugins/. Use o comando abaixo para copiar o plugin para o local necessário:
cp /usr/lib/obs-plugins/v4l2sink.so /usr/lib/x86_64-linux-gnu/obs-plugins/
7 – Configurar o OBS Studio.
Vá ao menu Tools (ferramentas) e vc verá a opção v4l2sink.

Em Device Path coloque a câmera virtual que você criou na etapa 5. Escolha o formato de vídeo mais apropriado. Essa configuração varia dependendo do seu hardware. E se desejar, lige o Auto Start para que o OBS Studio sempre abra com essa configuração ativa.
Pronto. Seu OBS Studio já estará transmitindo tudo o que você fizer para essa câmera virtual. Basta agora configurar o software de vídeo chamada que vc usa.
8 – Configurando o Google Meet:
Vá nas configurações do Google Meet (que já estão disponíveis assim que vc criar uma chamada antes de entrar na sala – três pontinhos do lado inferior direito) e acesse as configurações de vídeo. Nela escolha a opção OBS Video Source que estará agora disponível.

O Google Meet sempre apresenta a versão invertida da imagem. Vc pode configurar esse comportamento no próprio OBS invertendo os elementos ao criar a cena de acordo com suas necessidades.
As dicas apresentadas aqui foram adaptadas de:
No responses yet