AUTOPOIESIS

Projeto de síntese da áudio auto-organizado.

CONTEXTO GERAL

A ideia deste projeto é o de investigar formas de relação entre o som e a imagem que superem os procedimentos de correlação entre uma linguagem e a outra por meio de mapeamento de variáveis.

Ainda em fase de experimentação, bastante rudimentar, partir da ideia da autopoiese tal qual formulada por Maturana e também dos sistemas complexos em que comportamentos globais são propriedades emergentes de unidades que operam a partir de regras simples.

A simulação consiste de partículas que operam regras muito simples de movimentação em um espaço limitado (seu meio). Cada partícula obedece as mesmas regras de movimento e de competição entre si. Cada partícula tem como identidade uma sonoridade específica (que nesta fase da implementação) consistindo em uma síntese aditiva de X harmônicos escolhidos ao acaso no início da simulação. Quando as partículas chocam-se, elas podem se atrair ou se repelir dependendo das semelhanças ou diferenças entre suas identidades (correspondências entre o material harmônico ou não). Quando as partículas tem afinidades elas se atraem e contribuem com a sobrevivência da outra. Quando elas não tem afinidade, elas se repelem e interferem na sobrevivência da outra: repelem-se em direções opostas e perdem força diminuindo seu tamanho.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

O sistema foi construído a partir do framework para C++ openFrameworks se comunicando com SuperCollider que cuida da parte de sintese. A comunicação entre a aplicação em C++ e o SuperCollider é realizada por meio do protocolo OSC utilizando o addon ofxOsc do openFrameworks.

o repositório com o código completo pode ser acessado no link:

https://github.com/rbgtoffolo/autopoiesis/tree/master

PRÓXIMOS PASSOS

  • Variar os procedimentos de síntese
  • Incluir interatividade como comportamentos de interferência no meio
  • Melhoria no sistema de desenho de textura das partículas para transformações mais orgânicas
  • Refatoração do código para melhoria de desempenho.

Tags:

Comments are closed