Sobre o grupo

GRupo de estudos InTerdisciplinar de ARte InterativA

Motivações

Para pensadores da Arte, Filosofia e Comunicação vivemos em um momento de grandes transformações impulsionadas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais.

Para Santaella em Cultura e artes do pós-humano (2003) o processo de digitalização transformou profundamente os modos de comunicação e criação simbólica dando origem a uma Cibercultura ou Cultura Digital em substituição à Cultura das Mídias de gerações como as do rádio, TV e videogame.

Para Santaella o início da Cibercultura foi caracterizado por uma oposição entre entusiastas fetichistas da tecnologia e críticos catastróficos; afirma ser necessário encontrar um equilíbrio entre essas duas posturas, já que a Cultura Digital é uma realidade que não pode ser ignorada ou extirpada das sociedades contemporâneas.

Sendo assim, entende que a Arte, como sempre foi de sua natureza, tem papel central na discussão dessa realidade. Portanto, as ações coletivas de criação artística (musical, da cena, visuais, do corpo, entre outras) têm potencial de explorar essas fissuras da comunicação contemporânea e dialetizá-las, contribuindo para a desfetichização e desnaturalização das tecnologias na sociedade contemporânea.

Histórico

O Grupo surgiu na Universidade Estadual de Maringá a partir de ações realizadas no âmbito das disciplinas Áudio e sonoridades do curso de Comunicação e Multimeios e Oficina de criação com tecnologias digitais do curso de Artes Cênicas e das disciplinas Tópicos especiais em Música: interação e interdisciplinaridade e Tópicos especiais em cognição musical da pós-graduação em Música.

O que é

Um espaço colaborativo para o desenvolvimento de obras artísticas que integrem música, artes da cena e artes visuais com tecnologias digitais contemporâneas.

Os encontros incluem estudos teóricos/práticos sobre música experimental, fenomenologia, cognição incorporada, psicologia ecológica, arte interatividade e tecnologias digitais.

As produções artísticas desenvolvidas serão apresentadas em mostras públicas, proporcionando uma espaço tanto para a expressão artística quanto para o debate crítico sobre as relações entre arte, tecnologia e cultura digital na contemporaneidade.

Integrantes

Rael B. Gimenes

Coordenador
Compositor
Pesquisador

Camila de Souza

Compositora
Pesquisadora
Produtora Cultural

Cristiano Américo

Compositor
Pesquisador

Sabrina Schulz

Pianista
Pesquisadora

Matheus da Paz

Compositor
Pesquisador

Wellington Alves

Compositor
Instrumentista
Pesquisador

Tauan Sposito

‘Compositor
Instrumentista
Escritor
Pesquisador

Gabrielly Nichele Schimidt

Compositora
Pesquisadora

Ex-integrantes

Belquior Marques; Caio Pierangeli; Halisson da Silva; Laura Cecílio; Leonardo Alves (in memorian); Maurício Perez; Natália Vieira; Wellington Alves; William Henrique