parceria com Rodrigo Gontijo e Sabrina Schulz
“Cine Concerto Modernista: ver sons, ouvir imagens” resgata as apresentações do período do cinema silencioso com trilha sonora executada ao vivo. Durante a ocasião, será exibido o filme “Limite” (dir. Mário Peixoto, 1931), com música eletroacústica, piano e orquestra de cordas, em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna.
“Limite”, considerado o primeiro filme experimental brasileiro, traz personagens à deriva, que tentam sobreviver à um naufrágio, com imagens que destacam situações limítrofes. A narrativa não-linear é marcada por intensidades poéticas, fragmentos de vidas, espaços vazios e naturezas mortas que formam blocos de sensações.
As músicas executadas são majoritariamente brasileiras, com diversas obras de Heitor Villa-Lobos, para orquestra de cordas e piano, Gilberto Mendes, Alberto Nepomuceno além do italiano Antonio Vivaldi e o francês Erik Satie. Refletindo sobre a continuidade da Semana de 22 e os caminhos que ela apontou, o CINE CONCERTO Modernista traz também música eletroacústica gerada em tempo real a partir de diversas sínteses sonoras e processamentos de áudio inspirados em nos mais variados aspectos técnicos e simbólicos do filme.
Exibições
- 10/05/2022 – Praça Zumbi dos Palmares – Maringá, PR
- 12/05/2022 – Teatro Reviver Magó – Maringá, PR
- 03/09/2022 – Sesc Paulista – São Paulo, SP
- 04/09/2022 – Sesc Paulista – São Paulo, SP
No responses yet