Publicações

2023

SPOSITO, T. G. TOFFOLO, R. B. G. Caminhando o perceber: ressonância espaçotemporal em uma obra audiovisual. In: Vania Malagutti, Alfeu R. de Araújo Filho, Rael B. G. Toffolo (org.) Ensino, aprendizagem e expressão musical: pesquisas do programa de pós-graduação em Música da UEM. Curitiba, Appris Editora, 2023. e-PUB

TOFFOLO, R. B. G.; GONTIJO, R.; SCHULZ, S. L.. Cine Concerto Contemporâneo ou no “Limite” da Modernindade. in.: Rodrigo Gontijo, R.; Roger D. Colacios (org.). Sobre o Contemporâneo: multimeios de possibilidades. Maringá, PR: Editora Vox Littera, 2023. PDF

2022

TOFFOLO, R. B. G.. A cognição musical deve ser mais que musical. In: XXXII Congresso da ANPPOM, 2022, Natal. Anais do Congresso da ANPPOM. Natal: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2022. PDF

SOUZA, C. F. ; TOFFOLO, R. B. G.. Cognição musical e a práxis criativa: contribuições do paradigma dinâmico da cognição para a composição de obras musicais interativas. In: XXXII Congresso da ANPPOM, 2022, Natal. Anais do Congresso da ANPPOM. Natal: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2022. PDF

2021

TOFFOLO, R. B. G. OLIVEIRA. L. F. O conceito de mente, o fato musical e a questão metodológica em cognição musical. In: Música, mente e cognição [livro eletrônico] : a pesquisa em cognição musical no Brasil. Nayana Di Giuseppe Germano, Arthur Rinaldi (org.). Curitiba, Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, p. 41-72, 2021. e-book

IMPERATORE VIANNA, J. R.; TOFFOLO, R. B. G. Uma narrativa videográfica de Joke de Stefano Scodanibbio baseada na Teoria da Imaginação da Escuta de Denis Smalley. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, v. 2, n. 1, p. 121-143, 27 maio 2021. PDF

2020

TOFFOLO, R. B. G.. Towards an Ecological Approach to the Interactive Arts. In: Marcos Nogueira; Guilherme Bertissolo. (Org.). Composition, Cognition, and Pedagogy. 1ed.Curitiba: Brazilian Association of Cognition and Musical Arts, 2020, v. , p. 131-160. Amazon.com

SOUZA, C. F. ; TOFFOLO, R. B. G.. O conceito de Interatividade considerado à luz da Ciência Cognitiva. In: Guilherme Bertissolo; Marcos Nogueira. (Org.). Encontros de cognição musical. 1ed.Curitiba: Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2020, v. , p. 123-130. disponível online

SPOSITO, T. G. ; TOFFOLO, R. B. G.. Uma abordagem temporal da teoria da imaginação da escuta de Smalley. In: XXX Congresso da ANPPOM, 2020, Manaus. Anais do Congresso da ANPPOM. Manaus: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2020. p. 1-10. PDF

2019

TOFFOLO, R. B. G. Computational Implementation of Henry Pousseur’s Harmonic Networks Applied to Live-electronic Music. In: Brazilian Journal of Music and Mathematics, V. III, n. 1, Jun. 2019, p. 49-66, 2019. Link da revista

REGINATO, T. R; TOFFOLO, R. B. G. Um panorama dos estudos de significação musical nos anais do SIMCAM. (Versão estendida) In: Percepta 7(1), 29-58. 2019. Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais. ISSN 2318-891X, 2014. https://doi.org/10.34018/2318-891X.7(1)29-58. PDF

REGINATO, T. R; TOFFOLO, R. B. G. Um panorama dos estudos de significação musical nos anais do SIMCAM. In: Anais do SIMCAM 14 – XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, UFMS, 2019.

2016

CECÍLIO, L.; TOFFOLO, R.B.G.. Entre imagens sonoras e sons imagéticos de Aronofsky: um estudo aplicado. In: V EPEM, ENCONTRO DE PESQUISA EM MÚSICA 2016, Maringá, ­PR. Anais do V EPEM, Encontro de Pesquisa em Música 2016. Maringá, ­PR: Universidade Estadual de Maringá, 2016. p. 162­-176.

VIEIRA, N. Matos; TOFFOLO, R. B. G.. Syn(c)toma: a relação do corpo e do som no contexto da arte mídia. In: V EPEM, ENCONTRO DE PESQUISA EM MÚSICA 2016, Maringá, ­PR. Anais do V EPEM, Encontro de Pesquisa em Música 2016. Maringá­, PR: Universidade Estadual de Maringá, 2016. p. 149­-161.

2015

TOFFOLO, R. B. G. Jogo de Tensões na Sequenza I. In: Luciano Berio: Legado e Atualidade / Org. Flo Menezes. pp. 181-196, São Paulo: Edunesp, 2015. Link para o e-book

2014

TOFFOLO, R. B. G.. As redes harmônicas de Pousseur aplicadas à composição musical em tempo real. 2014. 197 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014. Disponível em: Repositório UNESP.

TOFFOLO, R. B. G. Gradientes Sonoros: uma abordagem cognitiva. In: Percepta, 1(2), 73–90. 2014 Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais. ISSN 2318-891X, 2014. PDF

2013

TOFFOLO, R. B. G. LIVE-ELECTRONICS: Obra enquanto processo dinâmico e interativo. In: da Cunha, D. S. S. (Org.) ARTE, atualidade e ensino. Guarapuava: Editora Unicentro, 2013. 87-102. ISBN: 978-85-7891-142-3.

TOFFOLO, R. B. G. Implementação Computacional do Cálculo de Tensão Harmônica aplicada à composição e à análise musical. In: Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música, 2013, Buenos Aires. Anais do Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. Buenos Aires: Sociedade Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música (SACCoM), 2013. PDF

SCHULZ, S. L & TOFFOLO, R. B. G. O desafio técnico pianístico para a música contemporânea. In: Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música, 2013, Buenos Aires. Anais do Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. Buenos Aires: Sociedade Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música (SACCoM), 2013. PDF

2011

ROSA, A.; TOFFOLO, R. B. G. O resto no copo: colaboração compositor-intérprete. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da Anppom. Uberlândia : Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2011. p. 1139-1144. PDF

TOFFOLO, R. B. G. O conceito de Música de Boécio na divisão do Conhecimento Medieval. In: II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2011, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá : PPE-UEM, 2011. v. 1. p. 1-5.

2010

TOFFOLO, R. B. G. Desenvolvimento de processos composicionais eletroacústicos a partir da relação entre live-electronics e redes neurais artificiais. IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Rio de Janeiro. Anais do VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais. 2010. Escola de Música a Artes Cênicas da UFRJ.

TOFFOLO, R. B. G. Considerações sobre técnica estendida na performance e composição musical. In: XX Congresso da ANPPOM, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010. p. 1280-1285. Anais da ANPPOM

2009

TOFFOLO, R. B. G. Processos Criativos e Cognição Musical. In: V Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2009, Goiania. Anais do V Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Goiania : Editora da Universidade Federal de Goias, 2009. p. 62-70. PDF

TOFFOLO, R. B. G. ; OLIVEIRA, L. F.; OLIVEIRA, A. L. G.. Mecanismos de Indução da emoção considerados em uma perspectiva corpórea. In: V Simpósio de Cognição e Artes Musicais Internacional, 2009, Goiânia. Anais do V Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Goiânia : Editora da Universidade Federal de Goias, 2009. p. 210-222. PDF

MARINI, G. D. & TOFFOLO, R. B. G. O Tratado dos objetos musicais de Pierre Schaeffer revisitado pela fenomenologia de M. Merleau-Ponty. In: IV Encontro de Pesquisa em Música, 2009. Maringá. Anais do IV Encontro de Pesquisa em Música. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2009.

2008

OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de ; TOFFOLO, R. B. G. Princípios de Fenomenologia para a composição de paisagens sonoras. Opus (Belo Horiz. Online), v. 14, p. 98-122, 2008. PDF

TOFFOLO, R. B. G. ; OLIVEIRA, L. F.; OLIVEIRA, A. L. G.. Crítica da musicologia e apontamentos de fenomenologia. In: IV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2008, São Paulo. Anais do IV SIMCAM, 2008. PDF

TOFFOLO, R. B. G. ; SCHULZ, S. L. . A análise Musical de acordo com a Psicologia Ecológica. In: XVIII CONGRESSO DA ANPPOM, 2008, Salvador. anais do XVIII congresso da Anppom, 2008. PDF

2005

OLIVEIRA, L. F.; LIMA, L. G. P.; OLIVEIRA, A. L. G.; TOFFOLO, R. B. G.. Classificações de Inversões de Acordes por Mapas Auto-organizados de Kohonen. In: Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2005, Curitiba-PR. Anais do 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Editora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, 2005. p. 304-310.

TOFFOLO, R. B. G. ; OLIVEIRA, A. L. G.. Uma abordagem atuacionista da tipo-morfologia de Pierre Schaeffer. In: Simpósio de pesquisa em Música, 2005, Curitiba. Anais do Simpósio de pesquisa em Música, 2005. v. 1. p. 131-145. PDF

OLIVEIRA, L. F.; LIMA, L. G. P.; OLIVEIRA, A. L. G.; TOFFOLO, R. B. G.. Classification of Triadic Chord Inversions Using Kohonen Self-organizing Maps. In: X Brazilian Symposium on Computer Music, 2005, (Abstract) Belo Horizonte. X Brazilian Symposium on Computer Music, 2005. Artigo Completo PDF

2004

OLIVEIRA, L. F.; OLIVEIRA, A. L. G. ; TOFFOLO, R. B. G.. Ensaio sobre as dores de cabeça decorrentes do uso de metáfora na musicologia tradicional. In: II Encontro de Pesquisa em Música, 2004, Maringá-PR. Anais do Segundo Encontro de Pesquisa em Música. Maringá : Massoni, 2004. p. 58-67.

TOFFOLO, R. B. G.. Quando a paisagem torna-se obra: uma abordagem ecológica das composições do tipo paisagem sonora. 2004. 125 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/104025.

2003

TOFFOLO, R. B. G. ; OLIVEIRA, L. F.; ZAMPRONHA, E. S.. Paisagem Sonora: uma proposta de análise. Anppom, Anais da ANPPOM CD-ROM, 2003. Anais da ANPPOM 2003

2002

TOFFOLO, R. B. G. ; ZAMPRONHA, E. S.. A utilização da linguagem musical tradicional no Etude aux Objets de Pierre Schaeffer. In: V Fórum do Centro de Linguagem Musical, 2002, São Paulo. Anais do Fórum do Centro de Linguagem Musical, 2002. p. 148-154.

2000

TOFFOLO, R. B. G. ; ZAMPRONHA, E. S.. A Composição e a Escuta no Traité des Objets Musicaux de Pierre Schaeffer. Revista de Iniciação Científica, São Paulo, v. II, p. 561-569, 2000.