Não se conhece o tempo nas dores das almas

Video looping em parceria com Rodrigo Gontijo e Ana Poltronieri

Rodrigo Gontijo convida Ana Clara Poltronieri (dança) e Rael Toffolo (música) para a criação coletiva do vídeo inspirado livremente na exposição “Falto-Retrato” (2005), na qual as imagens autorretratísticas de Leila Reinert apresentam corpos anônimos e fantasmagóricos, que ao tentarem reter o tempo, se desfazem no instante da captura. Estas fotografias são pretextos poéticos para a peça audiovisual “Não se conhece o tempo nas dores da alma”.

O trabalho proposto, que leva o título da primeira estrofe do poema “Das Lembranças” de Reinert, apresenta sequências fotográficas de Ana Clara Poltronieri, deitada em um sofá em posições que remetem à “Falto-Retrato” e que, através da técnica stop motion, são animadas e produzem movimentos de um corpo, que sem apoios e sem tônus, desliza sobre o mobiliário.

A trilha sonora se estrutura a partir de sons produzidos durante as gravações, seja do atrito do corpo sobre a superfície aos sons gerados pelas ações físicas como respirações e batimentos cardíacos.

Exposição:

Revisitando Leila Reinert
FUNARTE
2022

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *